Um pouco da minha história…

Ao me tornar enfermeira, percebi que tinha algo a mais nessa formação. Não era só uma profissão e sim uma escolha, isto é, eu não apenas a escolhi como fui escolhida.

Eu me propus a cuidar do próximo de um jeito diferente: com significado e levando um sentido por onde passasse, deixando meu nome guardado em cada coração. Apesar dos vários públicos possíveis de se trabalhar na enfermagem, foi quando trabalhei em um centro obstétrico que tive a certeza qual era o público que eu queria colocar no colo e abraçar com muito afeto: as mães e seus bebês.

Acompanhando gestantes, fui compreendendo que as futuras mamães não tinham dimensão que um dos maiores aprendizados de suas vidas estava por vir. Elas não sabiam o quão desafiador seria tudo aquilo. Mas ser mãe não é intuitivo? Não! Pois uma mãe não nasce somente com o nascimento do seu filho – ela vai aprendendo todos os dias nessa mais nova caminhada que é a maternidade.

Ainda na barriga, o bebê tem um colo: o útero. E ao nascer, o colo da sua mãe. Colo esse que estará presente em todos os momentos nessa relação, pois é algo que as mães dão com muito afeto. Entretanto, elas, as mães, também precisam de colo. Sabendo disso, compreendi o quão importante seria o meu papel como consultora materno-infantil.

Mas algo estava faltando… Talvez um nome? Sim, um nome. Daqueles que levam amor por onde passa, transformam qualquer dor que possa existir. E traduzindo em poucas palavras o que eu queria transmitir nesse tipo de serviço: amor e realização por atender mães e seus bebês. Eu só precisava encaixar as pecinhas e chegar à uma conclusão.

Afeto? Colo? Colo e afeto? Opa! Por que não? É isso! BINGO! Achei o nome perfeito para seguir comigo nessa trajetória de auxiliar profissionalmente mamães e bebês nas adversidades do maternar.

E, assim, nasce a Colo & Afeto.

Ela veio com o intuito de proporcionar auxílio e acompanhamento profissional e capacitado referentes às questões sobre: gestação, amamentação, prevenção de acidentes, introdução alimentar, retorno ao trabalho, primeiros socorrosdesenvolvimento infantil e desmame gradual e gentil.

Essas e outras partes do maternar podem parecer simples aos olhos externos, mas exige demais de uma mulher – que ela supere cada desafio e esteja sempre pronta para o próximo. Mas calma! Sentir-se perdida e cheia de dúvidas não fará mais parte da sua realidade ao ter o acompanhamento da Colo & Afeto, pois aqui existe um abraço cheio de conhecimento e conforto para vocês.

Sobre mim

Olá, eu sou a Ana Cristina, mais conhecida como “Tia Ana”. Sou cearense e apaixonada pela minha terra; por lá, dei aulas de dança para bebês e crianças por 12 anos.

Na Terra da Luz foi onde comecei minha trajetória profissional na área da saúde. Fiz a graduação em Enfermagem e o mestrado em Saúde Coletiva, ambos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atuei na Prefeitura de Fortaleza, na área de saúde da criança e vacinação, como também na docência da graduação de enfermagem de uma faculdade particular.

Em 2016, iniciei o doutorado de Ciências da Saúde com foco em saúde da mulher e recém-nascido da Universidade de Campinas (UNICAMP) que, hoje, é a cidade que resido e atuo.

Por aqui, iniciei também na docência no ensino superior de enfermagem e, atualmente, tenho me dedicado exclusivamente à Colo & Afeto e à especialização materno-infantil com ênfase no aleitamento materno.

É importante deixar claro que toda trajetória tem suas experiências, e a minha não poderia ser diferente, pois daria um livro de tantas vivências. Mas posso ser sincera? Ainda tem muita coisa pela frente…

O que me move e me motiva todos os dias a atuar nessa área é o amor que tenho pelo o que faço!

Isso é um pouco da minha trajetória e espero que continue me acompanhando, pois não para por aqui.

Galeria de Fotos

Veja mais fotos e conheça um pouco mais do meu trabalho no Instagram: @coloeafeto

Conheça nossos serviços e como podemos te ajudar.